Biodiesel de óleo de frituras é testado pela SocialTec

O óleo vegetal usado em frituras é testado pela empresa SocialTec para a produção de biodiesel. A empresa, instalada na Incubadora Raiar, na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), colocou o projeto em teste na usina piloto do Centro Social Marista (Cesmar), localizado no bairro Rubem Berta, na Capital.

A expectativa de Ronaldo Sivestre, um dos sócios da empresa, é de que os testes sejam concluídos ainda no segundo semestre deste ano, permitindo parcerias com os órgãos públicos para a utilização do biodiesel em carros de frotas.

O biocombustível produzido a partir de óleo de fritura, segundo Silvestre, já foi testado nos veículos do Cesmar com bons resultados. A implementação do projeto foi possível devido à parceria com restaurantes e escolas que repassam a matéria-prima à empresa, deixando de descartar o produto no meio ambiente.

A intenção, segundo o empresário, é manter os investimentos no projeto e ampliá-lo. Silvestre destaca que a gradativa substituição de diesel pelo biodiesel é um nicho a ser explorado, já que reduz em até 100% as emissões de dióxido de enxofre no meio ambiente.

Fonte: Jornal Correio do Povo – 17/08/2010